COMO FISCALIZAR AS DESPESAS DO SEU MUNICÍPIO - FICA A DICA – PORANGA NA REDE.

O objetivo desta desse post é mostra como a maneiras de fiscalizar as receitas do seu Município, vou mostra 2 dicas simples,mas fundamentais de como é possível qualquer cidadão fiscalizar.

 Falta de Publicidade

A falta de Publicidade é um ato extremamente relevante.
Exemplo: quando um gestor deixa de publica um edital de  licitação,isso é um indício muito fonte que a corrupção por trás.


Pagar uma Obra Adiantada

Quando o Prefeito ou o presidente da câmara paga uma obra adiantadamente, isso também é um grande indicio de corrupção.
Como fala a Lei 4.320/64 deixa claro que para ser efetuado um pagamento com um dinheiro publico na administração.

  •  Primeiro tem que ser feito um empenho,deixa aquele dinheiro reservado,é ir pagando por entapas conforme forem fazendo o serviço,paga logo um 1/3 do serviço adiantado,como muitos gestores fazem.

  • Segundo tem que ser feito a liquidação,alguém da administração vai La é atesta a obra ,dizendo a obra já foi concluída,ou o serviço foi realizado,é tão somente é efetuado o pagamento.


È ser esse tramete não foi respeitado pode ter certeza que a um grande indicio muito forte de corrupção.

Dica Extra


Quase todos os Município é câmara que mostram  transparência tem o site próprio,é sempre atualizado.Então ser o seu Município tem um site,mais não demonstra transparência,(fica a dica) fique de olho por que pode a indicio de corrupção por atras.

Você cidadão não deixe acompanha todas as receitas e despesas do seu Município pelo Portal da Transparência do seu estado.


Com este post,foram mostrada 3 dicas fundamentais de como fiscalizar as receitas do seu Município.Mas fica a dica ser seu Município não tiver cumprindo com algumas dessas dica,procure um vereador é faça a denuncia,para que ele tome medidas cabíveis nos órgãos superiores .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vazam fotos da Cantora gospel Niquésia Santos nas redes sociais

Antes de embarcar para China, Elmano garantiu R$ 100 milhões do Governo Federal para 1.088 moradias do Minha Casa, Minha Vida

Reviravoltas em Poranga: O Poder nas Mãos de Tatielle Carreiro